terça-feira, junho 06, 2006

O primeiro adversário - ANGOLA

Os "Palancas Negras", nome pelo qual é conhecida a selecção angolana vão estar presentes pela primeira vez num Mundial de Futebol. A estreia está marcada para 11 de Junho às 20:00 frente a Portugal.
O Técnico:
Luis de Oliveira Gonçalves, 46 anos, é chamado de "Professor" do futebol angolano, em reconhecimento à sua inteligência, conhecimento tático e visão de jogo aguçada. Começou o seu trajecto nos sub-21 em 2001, pegando na equipa principal de Angola em 2003.
Como técnico de Angola, Gonçalves levou a seleção sem tradição deste país do sul da África (que apenas alguns anos atrás estava envolvida em uma longa e sangrenta guerra civil) e a colocou lado a lado com a elite do futebol mundial, na Campeonato do Mundo da FIFA 2006, na Alemanha.
Os Jogadores:
Guarda-Redes
João Ricardo, Lama e Mário
O guarda-redes titular será seguramente João Ricardo, um veterano guardião de 36 anos, actualmente sem clube, depois de actuar até 2005 no Moreirense de Portugal.
Defesas
Marcos Airosa, Jamba, Lebo Lebo, Kali, Rui Marques, Delgado, Marco Abreu e Loco
A dupla de centrais deverá ser formada por Kali e Jamba. Kali joga actualmente no Barreirense, depois de 4 anos no Santa Clara. Faz do jogo aéreo a sua principal arma (1,87 m de altura). Quanto a Jamba, é treinado por Bernardino Pedroto no ASA, sendo considerando um jogador muito fiável na posição de central (1,82 m de altura) e conta 35 internacionalizações. Para fazer o flanco direito, Loco, é o principal candidato. Tem 22 anos e sobe muito bem para apoiar o ataque. Para o lado esquerdo a opção poderá recair em Marco Abreu, jogador do Portimonense. Também Delgado poderá fazer esse posto. Marcos Airosa é uma jovem promessa do futebol angolano e actua também no Barreirense. Rui Marques é também defesa central e tem feito a sua carreira um pouco por toda a Europa, mas apenas este ano conseguiu ser chamado à selecção. Será o 3º central. Lebo Lebo é outro reservista.
Meio-Campo
Miloy, Figueiredo, André, Mateus, Edson, Mendonça e Zé Kalanga
No meio-campo haverá uma dupla de varzinistas, Figueiredo como pivot na transposição defesa ataque e Mendonça numa das alas. O médio mais defensivo será com toda a certeza André Macanga, jogador de 27 anos que joga no futebol do Kuwait. Ele actuou por cinco clubes diferentes em Portugal antes de ser descoberto pelo Gaziantepspor da Turquia em 2004. "Durinho" no desarme. Para ocupar a outra vaga do meio-campo existem várias opções. Por exemplo Edson, jogador de cariz ofensivo e versátil. Muito combativo tanto pode jogar na armação de jogo quanto ajudar os seus companheiros da defesa. Actua no Paços de Ferreira. Zé Kalanga é muitas vezes chamado a entrar em campo nas segundas-partes dos jogos para conferir uma toada mais ofensiva à equipa. Mateus, a actuar no Gil Vicente, é também um jogador de ataque. Quanto a Miloy, é um jogador de características defensivas, constituindo opção para o lugar de André Macanga.
Ataque
Mantorras, Akwa, Flávio, Love eTiti Buengo
Akwa será em principio o únco avançado de raíz que Oliveira Gonçalves irá fazer alinhar frente a Portugal. Com uma passagem pouco feliz pelo futebol português, representado Benfica, Alverca e Académica, foi no Qatar que Akwa fez fama de goleador. Tem 36 golos em 77 jogos ao serviço da selecção e é o habitual capitão de equipa. O sentido de oportunidade é a sua principal arma. No apoio a Akwa deverá surgir Flávio. Ele marcou três dos quatro gols de Angola na Copa Africana das Nações 2006, apesar de ser mais conhecido como criador de jogadas do que como finalizador. Gosta de enfrentar a defesa adversária e fazer cruzamentos precisos. Em 2005, foi jogar no Al Ahly, de Manuel José, que conquistou a Taça dos Campeões Africanos e representou o continente no Mundial de Clubes da FIFA 2005. Muitos perguntarão porque razão Oliveira Gonçalves não faz actuar Mantorras... O jogador foi fustigado por lesões que o impedem há muito, de estar ao seu melhor nível. Ainda assim um jogador a ter em conta. Arsenio Sebastião Cabungula "Love" é um dos atacantes mais promissores de Angola. Fez parte da geração de jogadores que participou do Mundial de Juniores da FIFA 2001, mas não chegou a jogar a competição. Jogou oito das 12 partidas de Angola nas eliminatórias para o Campeonato do Mundo da FIFA 2006, entrando como substituto em sete delas. Love terá de se contentar com um lugar no banco neste Mundial. E por fim, Titi Buengo e se existe uma coisa que este jogador tem de sobra, é força. Com 1,90 m e 85 kg, o atacante do Clermont Foot parece poder mover montanhas. Nascido em Luanda, Buengo viveu na França desde os 8 anos de idade, tendo iniciado lá a sua carreira. Buengo integrou os "palancas negras" durante as eliminatórias para o Mundial da Alemanha de 2006 e na Taça Africana de Nações de 2006.

A numeração e a ficha personalizada de cada jogador ( clicar):

1 JOAO RICARDO (GK)

2 MARCOS AIROSA

3 JAMBA

4 LEBO LEBO

5 KALI

6 MILOY

7 FIGUEIREDO

8 ANDRE

9 MANTORRAS

10 AKWA

11 MATEUS

12 LAMA (GK)

13 EDSON

14 MENDONCA

15 RUI MARQUES

16 FLAVIO

17 ZE KALANGA

18 LOVE

19 ANDRE TITI BUENGO

20 LOCO

21 DELGADO

22 MARIO (GK)

23 MARCO ABREU

1 Opiniões Abalizadas:

At 6:53 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Very pretty site! Keep working. thnx!
»

 

Enviar um comentário

<< Home